na capital

Início da Semana Farroupilha é marcado pela diversidade no Palácio Piratini

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gustavo Mansur/Piratini

Na manhã de ontem, a Chama Crioula, tradicional símbolo dos festejos gaúchos, chegou ao Palácio Piratini, oficializando o início da
Semana Farroupilha. Neste ano, a cerimônia foi marcada pela representatividade.

A centelha entregue pelos cavalarianos, sentinelas da tradição desde 1947, foi recebida pelo governador Eduardo Leite e pela patrona dos Festejos Farroupilhas de 2021, a declamadora Liliana Cardoso.


As celebrações deste ano vão enaltecer o bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi e o cinquentenário do Dia da Consciência Negra e do Movimento Nativista, temas destacados pelo governador.

IDENTIDADE
Conforme Leite, a união desses propósitos resgatam o sentimento de pertencimento.
- É importante cultivarmos, por meio de símbolos e tradições, a nossa identidade, mas também a diversidade que nos torna maiores e mais capazes. História se faz aqui hoje, quando a chama é recebida por uma mulher negra, patrona dos festejos, e pelo primeiro governador assumidamente gay. E o mundo não acabou, pelo contrário. O Rio Grande vive um momento de virada nas contas públicas e nos investimentos. E tudo isso travando bons debates, no campo das ideias, com respeito, sem nos enfrentarmos como povo - declarou o governador.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Acervo municipal de Faxinal do Soturno será digitalizado

Próximo

Após mais de 20 anos, obra da ERS-516 começa com a limpeza de vegetação

Geral